quinta-feira, 20 de abril de 2017

Modest Mouse - The View

Modest Mouse é uma banda tão querida quanto obscura (ainda). Certamente já deu as caras por aqui, mas sua presença nunca é demais. Mas por que esta música em especial? Senta que lá vem a história.
A primeira vez que ouvi Modest Mouse foi lá por 2005, meu últimos e poucos momentos de vida loka, antes de virar uma pessoa séria. Como já devo ter falado milhares de outras vezes por aqui, eu amo música e sempre estou a caça de coisas novas. Nesta época, eu ouvia a rádio Unisinos FM 103,3. Era a única estação que te apresentava bandas diferentes, fora do mainstream das rádios comerciais. Fazia te esquecer, por alguns momentos, o espetacular programa Lado B, da MTV dos anos 90, com o reverendo Fábio Massari. Foi durante uma tarde ouvindo o Jimi Joe que tocou uma música do Modest Mouse. Era a Float On. De cara me apaixonei pela melodia e depois, pela letra (raras são as vezes em que esta ordem é invertida). Logo fui atrás da banda. Lembre-se que era 2005, 12 anos atrás; a internet não era tão rápida e não era tão fácil achar certas músicas. Com um pouco de insistência achei diversas músicas da banda, que ao longo dos anos, fui acompanhando. Para minha surpresa (e delírio), esta música apareceu até um jogo da franquia RockBand.
Posteriormente, entre as músicas descobertas, me veio o álbum Building Nothing Out of Something, que é ótimo para crises depressivas... ou para entrar em uma (um dia, farei um post especial sobre este álbum).
Mas o post, não é sobre esta música. Estou citando-a apenas para falar sobre como conheci a banda. Entre 2005 e os dias de hoje, vez que outra revisito a obra da banda e redescubro algo. A música em questão, The view, eu redescobri ano passado, durante uma viagem para a serra. Tinha colocado todas as músicas da Modest Mouse, entre outras bandas, e saí a dirigir rumo ao interior do estado. Desde então, esta música está sempre no meu celular.
Esta semana, ouvindo-a de novo, me chamou atenção uma passagem. Meu inglês não é dos melhores, mas sempre que consigo traduzir alguma parte da música, vou atrás da letra. A passagem que me chamou atenção é esta:

As life gets longer, awful feels softer. 
Well it feels pretty soft to me. 
And if it takes shit to make bliss, 
Then I feel pretty blissfully.

Coincidência ou não, identifiquei-a em um momento em que as coisas da minha vida vão bem. E por isso surge o medo de ser o silêncio que precede a tempestade. Aconselho a todos, ouçam a música e leiam a letra. É espetacular.
Segue a música


Segue a letra:

Your gun went off.
Well you shot off your mouth and look where it got you.
My mouth runs on too.
Shouts from both sides,
"Well we've got the land but they've got the view!"
Well now here's the clue.
Life it rents us.
And yeah I hope it put plenty on you.
Well I hope mine did too.
As life gets longer, awful feels softer.
Well it feels pretty soft to me.
And if it takes shit to make bliss,
Then I feel pretty blissfully.
Your gun went off.
Well you shot off your mouth and look where it got you.
My mouth runs on too.
Shouts from both sides,
"Well we've got the land but they've got the view!"
Well now here's the clue.
We are fixed right where we stand.
Life it rents us.
And yeah I hope it put plenty on you.
Well I hope mine did too.
We are fixed right where we are.
As life gets longer, awful feels softer.
Well if feels pretty soft to me.
And if it takes shit to make bliss,
Well I feel pretty blissfully.
For every invention made how much time did we save?
We're not much farther than we were in the cave.
As life gets longer, awful feels softer,
And it feels pretty soft to me.
And if it takes shit to make bliss,
Well I feel pretty blissfully.
If life's not beautiful without the pain,
Well I'd just rather never ever even see beauty again.
Well as life gets longer, awful feels softer.
And it feels pretty soft to me.
For every good deed done there is a crime committed.
We are fixed.
For every step ahead we could have just been seated.
We are fixed.
As life gets longer, awful feels softer.
Well it feels pretty soft to me.
And if it takes shit to make bliss,
Well I feel pretty blissfully.
We are fixed.
We are fixed.
We are fixed right where we stand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário